O que é uma Monografia?

MONOGRAFIA é o documento composto de uma parte ou de um número de partes pré-estabelecido que se complementam (NBR 6023:2000).


 MONOGRAFIA significa, basicamente, uma revisão bibliográfica. Ao contrário das teses de mestrado ou doutorado, as monografias não geram novos conhecimentos. Trata-se de uma trabalho crítico e investigativo sobre conhecimentos existentes, publicados ou não.

O Tema é livre, dentre os assuntos enfocados no Curso. Finalizada a monografia, ela deve ser encaminhada ao seu orientador - aquele que o aluno escolheu.

A monografia, assim, consiste em um trabalho original, que pode ser uma revisão crítica da literatura, um relato de experiência ou intervenção profissional, ou ainda uma pesquisa. Uma revisão crítica de literatura deverá apresentar: a) uma organização e integração de material já publicado, avaliando o progresso da pesquisa atual em direção à elucidação de um problema e posicionando-se criticamente em relação ao tema proposto e os estudos citados; b) habilidade em consultar variadas e atualizadas fontes sobre o tema, havendo um balanço entre a citação de artigos científicos e capítulos de livros; c) articulação entre os autores, por exemplo, identificando semelhanças e diferenças, consenso/ controvérsias nos conceitos teóricos ou resultados de pesquisas.


Um relato de experiência ou intervenção profissional (estudo de caso de atendimento clínico, intervenção grupal, experiência multidisciplinar, aplicação de um projeto de intervenção, etc..) deverá descrever a experiência e apresentar uma análise das implicações conceituais subjacentes ao trabalho realizado, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, com evidência metodologicamente apropriada de avaliação de resultados. 

A introdução é realizada com base na revisão crítica da literatura e os objetivos do estudo, incluindo a  sua justificativa. A metodologia envolve a breve descrição dos participantes (ex: dados sócio-demográficos e clínicos); instrumentos utilizados (ex: questionários, entrevistas, protocolo de registro de observação, etc.) e procedimentos adotados  (ex.: observação da interação em grupos, em díades, etc); tipo de atividades propostas (sessões de artes, atividades lúdicas, etc.) local, número e duração de observações, etc. 

Resultados/Discussão: Desfecho dos procedimentos, embasando teoricamente os resultados, a partir da revisão da literatura realizada na introdução; avaliação crítica sobre a metodologia utilizada no trabalho, tais como limitações das atividades/metodologia e sugestões para futuras intervenções.

Estrutura

A estrutura da monografia apresenta, geralmente, as seguintes partes:


1 Capa
2 Folha de Rosto
3 Ficha Catalográfica
4 Dedicatória (opcional)
5 Agradecimentos (opcional)
6 Epígrafe (opcional)
7 Sumário
8 Lista de Tabelas
9 Lista de Figuras
10 Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional)
11 Resumo (cerca de 500 palavras) e palavras-chave (3 a 5)
12 Introdução
13 Desenvolvimento (capítulos)
14 Considerações Finais
15 Referências
16 Apêndices/ Anexos (se for o caso)